ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Uberaba recebeu representantes de Paracatu e Uberlândia durante a semana para visita, troca de informações e alinhamentos e possíveis parcerias futuras. As visitas ocorreram nos dias 12 e 13 de novembro e são resultado da apresentação do presidente do Procon Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, em atividade da Associação Mineira de Municípios (AMM) em junho deste ano sobre o projeto Procon Regional.
Signorelli explica que durante a apresentação, com a presença de representantes do Procon de outras cidades, prefeituras e câmaras, foi mostrado a experiência da unidade de Uberaba, com 28 anos de existência e o trabalho com os municípios vizinhos que não têm condição de ter um Procon estruturado. “O pessoal de Paracatu, cuja unidade é nova, se interessou, pois eles puderam ver uma iniciativa que é referência para o Estado e que tem uma estrutura de redução de gastos que funciona para atender melhor a população”, afirmou.
Já a visita do representante de Uberlândia, relata Signorelli, se deu pelo dirigente ter assumido o cargo recentemente e querer fazer o contato com os municípios vizinhos. “Aproveitamos para discutir ações que podemos fazer juntos, capacitações de equipe e fiscalização, pois as empresas que são mais reclamadas em Uberaba são as mesmas de Uberlândia, que são grandes empresas que atuam em toda a região”, explica.
Procon Regional. O projeto conta com cinco sedes já em funcionamento nas cidades de Água Comprida, Pirajuba, Planura, Veríssimo e Conceição das Alagoas. O objetivo é estender o projeto a todos os municípios da Associação doa Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), atendendo às exigências do Ministério Público em relação aos direitos do consumidor.
De acordo com o presidente da Fundação Procon Uberaba, Rodrigo Mateus Signorelli, o objetivo do projeto é atender os municípios do entorno de Uberaba, oferecendo estrutura para que consumidores possam ser atendidas nas demandas mais simples na procura por seus direitos. “Nessa estrutura, será feita a mediação entre consumidor e empresa para tentar resolver o problema de forma conciliatória. Caso isso não ocorra, a abertura de um processo administrativo fica sob a responsabilidade do Procon Uberaba”, explica Signorelli.
Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h