ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Com a presença do prefeito Paulo Piau, o presidente da Fundação Procon, Marcelo Venturoso apresentou nesta sexta-feira (15), o balanço de todas as ações desenvolvidas ao longo da última semana em comemoração ao “Dia Internacional do Consumidor”. Estiveram presentes a primeira-dama, Heloísa Piau, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, vereador Rubério Santos, além da presença de convidados entre esses o secretário da Indústria e Comércio de Iturama, Milton Junior Marrega que esteve acompanhado do coordenador do Procon de Iturama, Rodrigo André Santos.
Nas ações de atendimento desenvolvidas pelo Procon Uberaba na Praça Rui Barbosa e terminais de ônibus, cerca de 1.100 consumidores esclareceram suas dúvidas sobre direito do consumidor, e ganharam materiais e cartilhas informativas sobre o CDC. Além disso, foram realizados ciclos de palestras, voltadas principalmente para a questão do superendividamento e o II Simpósio de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro, no Anfiteatro da OAB. Já na sede do Procon, foram realizados 196 atendimentos, desses, 168 foram atendidos prontamente sem a necessidade de abertura de processo administrativo ou de fichas de informações preliminares.
O prefeito Paulo Piau enfatizou que o trabalho do Procon na melhora das relações de consumo entre o fornecedor e consumidor, o que melhora o atendimento. “O Procon é uma atividade muito bem vista pela população uberabense e está na direção correta, o fato de gerar poucos números de processos significa que os consumidores querem solução para os casos, até por quê a conciliação é a melhor solução”, completa.
Para o presidente do Procon de Uberaba, Marcelo Venturoso, os resultados mostram que o serviço está sendo prestado de forma que atende os anseios dos consumidores. A ideia de realizar essas ações voltadas para o consumidor é de levar informação, assim reconhecerão práticas abusivas e que apesar de algumas delas serem bastante comuns, podem ser combatidas através do conhecimento. “A informação é a maior arma que o consumidor tem contra a violação de seus direitos”, completa o presidente.
Com relação ao Procon de Uberaba, considerado em 2017, o Procon mais ativo de Minas Gerais, servir de referência para as cidades vizinhas, como acontece para Iturama, o prefeito Paulo Piau fala com orgulho e diz que isso é fruto dos investimentos realizados nas gestões de pessoas, financeiras, matrimonial e de matérias. “Quando nossos vizinhos reconhecem nosso trabalho, é orgulho imenso. Está pilotando um processo em que o Estado e os Municípios vêem Uberaba como referência, é gratificante”, finaliza.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Rubério Geraldo dos Santos que também prestigiou a apresentação, ressaltou a relevância que o Procon tem para Uberaba e região. “O trabalho realizado aqui é de grande valia para todos. O consumidor que procura o órgão sabe da confiabilidade que eles têm. Parabéns ao Procon pela sua equipe seleta e produtiva, e inclusive aos estagiários”, completa.
O secretário Milton Junior Marrega e o coordenador do Procon Rodrigo André Santos, foram convidados para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Procon de Uberaba. A intenção é estreitar os laços entre os Procons e compartilhar uma parceria de trabalho. O principal objetivo da equipe de Iturama, é aprender como funciona o Procon de Uberaba e entender o modelo de trabalho realizado aqui, já que é cogitado a possibilidade do município passar a integrar no pólo regional de Uberaba.
Sara Santos – jorn. estagiária
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h