ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Prática irregular tem sido aplicada nos processos de portabilidade e recompra
A Fundação Procon Uberaba alerta aos consumidores para ficarem atentos a cobranças indevidas e fraudulentas de taxas, praticadas por financeiras para recompra e portabilidade de empréstimos consignados. Só no último mês, o Procon abriu três processos administrativos para apurar essas fraudes e ressarcir os consumidores que caíram nesse tipo de golpe.
O responsável pelo Departamento de Atendimento do Procon, Herval Kobayashi, explica a diferença entre recompra e portabilidade de empréstimos consignados. "Configura-se portabilidade quando um consumidor vende sua dívida para outro banco, geralmente com taxas mais baixas e melhores condições de pagamento. Já quando o banco oferece a possibilidade de vender a dívida, em troca de um novo empréstimo, trata-se de uma recompra", esclarece.
O Procon tem recebido denúncias de que algumas financeiras de Uberaba têm cobrando taxas que chegam a R$ 600 para realizar esses tipos de operações. “Essa prática é fraudulenta. Já há o pagamento de comissão repassada pelos bancos para que as financeiras efetuem essas transações”, pontua Herval.
Ele reforça que o consumidor não é obrigado a pagar essa taxa e alerta que os principais prejudicados com essa prática são os idosos. O Procon está atento na tentativa de inibir esse tipo de fraude e informa que o consumidor que tiver qualquer dúvida deve procurar o órgão para obter segurança na hora de fechar seus contratos.
Sara Santos – Estagiária de Jorn. Fundação Procon Uberaba
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h