ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Fundação Procon Uberaba é a que mais atende no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e é a terceira mais requisitada no Estado
O Sindec, plataforma informatizada que permite o registro de atendimentos dos Procons nacionais, contabilizou 2 milhões 359 mil 720 atendimentos ao consumidor em todo o país até de 25 deste mês. O número já supera em 85 mil 325 verificados no ano anterior inteiro.
Os Procons estaduais respondem por grande parte destes registros, sendo a primeira fonte de consulta ou denúncia dos consumidores. A lista com os cinco mais solicitados no ano representa 22,75% do número total nacional.
O atendimento é dividido em duas finalidades: denúncias/reclamações e consultas, sendo esta última a menos procurada pelos cidadãos. Isso pode ser explicado, o presidente da Fundação Procon Uberaba, Marcelo Venturoso de Sousa, à constante ação preventiva das Fundações por meio das redes sociais. Muitas das dúvidas são sanadas a um clique de distância, diz ele. Contudo, - continua -, a presença física é de notória importância, uma vez que diminui ruídos na comunicação e facilita o desdobramento de qualquer operação.
Vale destaque, também, a atuação dos Procons regionais de Minas Gerais. A Fundação Procon Uberaba, por exemplo, é a que mais atende no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de ser a terceira mais requisitada no Estado, ficando atrás de Juiz de Fora e Belo Horizonte, respectivamente.
Para Venturoso, os números reiteram a credibilidade do Procon junto aos cidadãos. “Os números acabam por refletir a confiança da população no trabalho desenvolvido pela Fundação, que se tornou referência na defesa do consumidor em Minas Gerais e no Brasil”, afirma Marcelo.
Apesar da expressividade do número de atendimentos deste ano, o recorde é de 2016, com 2 milhões 646 mil 941 de demandas contabilizadas.
Luiz Henrique Cruvinel Lacerda
Estagiário de Jornalismo/ Procon Uberaba
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h