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PROCON

18/01/2021 - Telefonia lidera o ranking de reclamações na Fundação Procon Uberaba

Empresa de telefonia TIM lidera ranking de reclamações formalizadas pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Uberaba em 2020, no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

A empresa soma 237 fichas de atendimento registradas pela Fundação no Sindec, sistema informatizado que permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos Procons.

A lista é seguida pela Algar Telecom, com 232; Claro, 215; Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), 187; Caixa Econômica Federal (CEF), 182; Banco Pan, 180; Algar Multimídia, 162; Banco BMG, 143; Telefônica Brasil, 137; Banco C6 Consignado, 103 e outros.

Conforme o presidente interino da Fundação, Anderson Romero Freitas, o ranking das reclamações é uma ferramenta que expõe a dificuldade do consumidor em ter seu problema resolvido. Para ele, a reincidência de telefonias e bancos no topo da lista acende uma luz vermelha para a credibilidade dessas empresas. “Apesar da alta demanda, é obrigação da reclamada oferecer um serviço sólido e coeso ao consumidor”, ressalta.

As reclamações chegam ao Procon Uberaba por meio do consumidor, que opta pelo atendimento presencial ou pelas redes sociais, ou originam de denúncias enviadas ao setor de Fiscalização. Nem todas as contestações se transformam em processo administrativo ou jurídico, uma vez que a solução amigável é prioritária.

 

Jorn. Carol Rodrigues

 
 
 

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