Ao receber algumas denúncias contra a empresa de produtos eletrônicos Notcenter Informática Audio e Vídeo, localizada na Avenida João XXIII em Uberaba, o PROCON/Uberaba comunicou o Ministério Público e solicitou que os responsáveis pela empresa sejam acionados para responder judicialmente pelos golpes praticados.
Há cerca de uma semana o órgão vinha recebendo reclamações sobre a referida empresa e ao enviar um fiscal para averiguar as atividades comerciais da loja, verificou que o ambiente do estabelecimento de vendas era suspeito e que mesmo bem localizado na cidade não possuía características de uma revendedora de produtos de informática.
Ao tomar conhecimento sobre os golpes, o Coordenador Geral do órgão, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli entrou em contato com outros órgãos de defesa do consumidor e confirmou as suspeitas de que a empresa havia praticado golpes por todo o País.
Neste último final de semana as denúncias contra a empresa aumentaram e seu site de vendas saiu do ar. Além disso, a loja localizada na cidade encontra-se de portas fechadas.
“Comprar pela internet é realmente uma facilidade nos dias de hoje, mas todo cuidado é pouco, pois, nem toda loja é idônea pelo simples fato de estar na internet. Isso não garante que o consumidor receberá o produto pelo qual pagou”, alerta Mateus.
É importante buscar referência sobre o site em que se pretende comprar, além de anotar todos os dados que permitam identificar e localizar a sede do fornecedor. Compras efetuadas pela internet são compras realizadas à distância, portanto fora de estabelecimentos comerciais, sendo assim, o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito de arrependimento da compra.
Nesse caso, a compra poderá ser cancelada em até sete dias após o recebimento do produto, sem nenhuma despesa ao consumidor. O produto deverá ser devolvido e o consumidor restituído dos valores pagos.